Câmara de Balsa Nova devolve R$ 250 mil aos cofres públicos

Geral 12/03/2016
Câmara de Balsa Nova devolve R$ 250 mil aos cofres públicos
Texto: Jornal Diário O Metropolitano

Em um período em que a economia brasileira passa por dificuldades, vereadores da Câmara de Balsa Nova conseguiram economizar mais de R$ 250 mil durante o ano de 2015. Segundo o presidente do Legislativo Municipal, vereador Gelmar Ferreira a economia na Câmara foi de aproximadamente R$ 20 mil ao mês. O bom exemplo em poupar o dinheiro público e controlar os gastos vem na contramão do que acontece em diversas regiões do país, onde a preocupação central de muitos parlamentares está no reajuste de salários e outras áreas que demandam o investimento oriundo dos cofres públicos. De acordo com um texto publicado em 2014 no blog Dinheiro Público & Cia, da Folha de São Paulo, o Brasil é um dos países que menos poupam do mundo, o que representa uma economia de apenas 14% de sua renda.

Os R$ 250 mil economizados foram repassados para a Prefeitura de Balsa Nova e o dinheiro deve ser investido em obras e nas áreas de atendimento à população balsanovense. “Pretendemos economizar ainda mais nesse ano para assim garantir melhorias nos serviços públicos da cidade”, diz o vereador e presidente da Câmara Gelmar Ferreira. Segundo ele, que teve a iniciativa, economizar o dinheiro público é um ato de responsabilidade com o cidadão, principalmente no período que o país vive. Segundo ele, essa contenção de gastos registrada durante sua gestão à frente do Legislativo local foi uma das maiores economias já registradas na Câmara de Balsa Nova.

Para economizar, o Legislativo precisou ajustar as despesas internas e limitar gastos apenas ao necessário para não prejudicar os serviços, atendimento à população e as atividades parlamentares.

O repasse para o Legislativo Municipal tem seu percentual máximo definido na Constituição Federal, conforme o orçamento anual do município. Para os municípios com população até 100 mil habitantes, o repasse é de 7%, como é o caso de Balsa Nova.